Porque Acreditamos no Projeto

O projeto Correspondentes propõe uma intervenção social diferenciada, através da troca de cartas entre crianças/adolescentes abrigados ou que freqüentem núcleos sócio-educativos e voluntários. Esta ação favorecerá a criação de um vínculo afetivo e criativo entre a criança/adolescente afastado da família ou com pouco convívio familiar e o voluntário, cidadão solidário na transformação da realidade social .

Muitas dessas crianças e adolescentes estão semi-alfabetizados e apresentam dificuldades na utilização da linguagem escrita. Este quadro restringe o processo de escolarização, o acesso à cultura e ao lazer e futuramente ás oportunidades de trabalho. O projeto favorece o desenvolvimento da linguagem escrita, estimulando a apropriação por parte da criança/adolescente deste instrumento fundamental de inserção social.

No processo de construção do vínculo afetivo entre a criança/adolescente e o voluntário, abre-se espaço de confiança para que sejam expressas as histórias de vida. Estas são marcadas por grandes dificuldades, incógnitas, tristezas e também desejos. No relato de sua vida, por parte da criança/adolescente, e no acolhimento destes sentimentos, por parte do voluntário, abre-se campo para a reconfiguração de novos projetos de vida.